Ritmo , você quer ouvi-lo ?

ritmo 1

Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado.
O ritmo está inserido em tudo na nossa vida.A vida do homem é cercada de acontecimentos rítmicos o tempo todo.
Começando na gestação, com o bater do coração, depois com outras frequências biológicas, como as do respirar, piscar os olhos, caminhar, os acontecimentos repetidos de sono e vigília.
A Rítmica é uma ciência que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar o funcionamento fisiológico inclusive.
O Ritmo é fundamental para a música e se observarmos em todas as línguas a fala possui um Ritmo.
Eu me dei conta da importância dele quando me tornei mãe. No dia que saí do hospital com aquele Universo de possibildades nos meus braços eu ouvi do pediatra :- Você está levando p/ casa um monte de barro mole ,ele terá a forma que você der á ele. Se você colocar uma luzinha acesa no quarto nunca mais ele dormirá sem ela. Se você colocar ele na sua cama , com seu cheiro e calor, ele não aceitará nada diferente disso…. bem , como eu tive uma escola muito boa pois tenho uma família grande e aprendi vendo o que não se deve fazer com uma criança….rs , aceitei os conselhos de bom grado.
Como todas as mães eu também amava ficar com meu filhote, se pudesse ficaria olhando ele 24 horas por dia, mexendo , embalando ….mas percebi desde o início que se você criar um RITMO pra ele , ele vai respeitá-lo fielmente,
isso deixa o bebê tranquilo pois ele sabe o que esperar e quando.
Existem mães que dizem : – o meu bebê mama a hora que ele quer ( ohhh como sou disponível) , com essa prática é criado um *imprint* – ou seja , ele estabelecerá as regras. E o que é mais importante , seu intestino também não criará um RITMO de funcionamento.
Tudo na Educação e formação de uma criança envolve RITMO.
Crianças com horário para dormir, comer, brincar, são crianças mais estáveis tanto na saúde física como no seu emocional.
Justamente pela segurança que os Ritmos estabelecem.

Deixe uma resposta