Quem aí é Inteligente ?

inteligência-emocional

Até 1990 aproximadamente, a valorização do QI (coeficiente de inteligência) era o que norteava a classificação das potencialidades das pessoas, principalmente na área profissional.
Após essa época vários psicólogos e pesquisadores da área desenvolveram estudos sobre uma “Qualidade” que seria vista então como a mais importante para o sucesso tanto na vida pública como na particular, que é o QE (coeficiente emocional).
em 1995 Daniel Goleman escreve o livro “Inteligência Emocional” e descreve nele a capacidade do Ser Humano em desenvolver suas habilidades, em perceber, entender e influenciar as próprias emoções e dos demais.
Ocorre então uma revolução do conceito “Inteligência” .
E com essas idéias em curso o mundo passa á entender que o QI elevado de uma pessoa já não é garantia de sucesso e felicidade.
O raciocínio lógico deixa de ser o agente condutor e passa ter prioridade :
– o saber relacionar-se ,
– o nível de afabilidade e compreensão,
– o autoconhecimento e a autoconsciência,
– o ter domínio e equilíbrio sobre sí mesmo
E para chegar-se á esse fim a Formação Acadêmica já não estará sozinha no curriculum do indivíduo, junto com ela virá uma gama de Valores Éticos e Morais que a Formação Familiar e Pessoal tem grande responsabilidade.
♥️
Porque escrevi sobre isso ?
– eu tive um professor de Pedagogia na Faculdade que afirmou para nós futuros professores que só existem 2 tipos de alunos – o burro esforçado e o inteligente acomodado.
Ou seja, aquele aluno que não se interessa muito pelas coisas que não usará na sua vida prática, tira notas medianas, este é o inteligente acomodado. Ele sabe que sabe, e ponto !
Quando lí o livro do Daniel Goleman, no mesmo ano de seu lançamento no Brasil(1996) somente reforcei o meu conceito sobre Ser Inteligente.
E agora depois de mais de 20 anos vejo pessoas classificando outras que só se destacaram as custas do ” fazer errado “,
praticando a “Lei de Gerson” , que não têm a menor formação Ética e Moral como sendo Inteligentes… fico surpresa !
Acho que é um bom momento para rever esses conceitos, e perceber que o Mundo tomou um rumo onde o SER vai vencer o TER . E só TERÁ aquele que aprender á COMPARTILHAR.
Compartilhar Conhecimento e Bondade !

Deixe uma resposta